quinta-feira, 22 de julho de 2010

Certidão de Habilitação...

Quando estiver faltando três meses para o seu grande dia deve dar entrada nos papeis no cartório!

Como funciona? Os nomes dos noivos saem publicados em edital pela imprensa, um anuncio público da intenção de casamento. Após um período de 15 dias, é expedido um documento chamado “Certidão de Habilitação”. E essa habilitação é valida por 90 dias e deverá ser entregue na igreja para ser anexada ao processo religioso (isso para quem vai se casar na igreja!!!). Após a cerimônia religiosa, com efeito civil, o casal tem um prazo máximo de 30 dias para levar ao cartório em que foi feita a habilitação, o Termo de Casamento expedido na igreja. Só então o casamento é registrado nos livros do Registro Civil, passando a ser válido. Na apresentação dos documentos, paga-se uma taxa.

Documentação necessária:
Cópia da certidão de nascimento dos noivos;
Cópia da carteira de identidade dos noivos;
Cópia de um comprovante de residência dos noivos;
Cópia da carteira de identidade dos padrinhos (um casal basta).


(Nós e nossos padrinhos!!)

É importante saber que, na hora de assinar os papéis, os noivos deverão fazer a opção de como ficarão os nomes, de casados! E é nessa hora que o casal escolhe o regime de bens a ser adotado!

6 comentários:

  1. Parabéns Lê por mais uma etapa cumprida!!!! só uma curiosidade... vcs optaram por qual regime de bens?? E vai haver alteração de nomes?
    Beijoss!
    Dri

    ResponderExcluir
  2. Olá, Letícia! Ótimo post. Demos entrada na semana passada, agora estamos esperando a habilitação. Ah! Coloquei um post sobre as bonecas como opção às tradicionais almofadinhas. Quando puder, dê uma olhadinha.
    Beijos,
    Bárbara.
    http://minicasamentodf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Dri: O regime é o tradicional e quanto aos nomes... Eu irei acrescentar o dele!!! Mudarei o meu nome qdo casada!!! E você?
    Bárbara: Obrigada!! Irei passar lá agorinha!!!
    Super bjo meninas!

    ResponderExcluir
  4. Amiga lindaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Tá chegando o grande dia!!!
    Ai, q diliciaaaaaaaaaaa... PARABÉNS!!!!!!
    Não vejo a hora d ver suas fotos deslumbrantemente vestida d noiva... Bjusssssssssss
    :O)

    ResponderExcluir
  5. Não trocamos de nome, conversamos antes e não sentimos necessidade.
    Na verdade morávamos juntos a alguns anos e não sentíamos nem mesmo a necessidade de "casar", fizemos a cerimônia civil porque queríamos festa, queríamos comemorar nosso amor com nossas família e amigos.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Le! Parabéns! No dia do cartório senti que tava mesmo chegando! rs Eu preferi não mudar meu nome. AChei que seria estranho assinar diferente... Além da trabalheira com os documentos. Mas o que importa é a vontade de vocês, os noivos! Se o João fizesse questão eu mudaria. Mas como ele não se importava, continuei "a mesma"...rs

    ResponderExcluir