terça-feira, 2 de março de 2010

Casamentos - Alemanha

Pouco se ouve falar sobre tradições alemãs em casamentos nos dias atuais. Mas ainda hoje alguns casais de lá fazem questão de manter as tradições germânicas. A mais famosa é a do “Polterabend”.
Créditos da imagem:aqui.

Em geral, os casamentos alemães tradicionais duram mais de 2 dias. A “abertura” das festividades é o Polterabend em si. Para esta cerimônia não há convite formal, ou seja, a notícia se espalha informalmente. Ele acontece na noite anterior à cerimônia religiosa e em algumas regiões, na semana anterior ao casamento.
A bagunça começa da seguinte forma: os convidados se reúnem na frente da casa da noiva. De preferência levando litros e mais litros de cerveja e muita comida, para os comes e bebes da cerimônia. Cada um dos convidados leva também pratos e outros utensílios em porcelana ou barro, que servirão para o ponto alto da festa. Quando todos já estão muito animados, e é claro, na presença dos noivos, começa o ápice do Polterabend. Todos os convidados começam a atirar pratos, potes e toda a porcelana que levaram no chão. É um quebra-quebra sem fim. Vale qualquer objeto em porcelana, menos copos (que na tradição germânica significam felicidade, fartura e, portanto, não devem ser quebrados) e espelhos (por motivos óbvios). Enquanto os convidados quebram tudo e dançam, os pobres dos noivos devem se esforçar para varrer a sujeira e todos os cacos. Esse gesto simbólico tem um significado prático. Para conseguir varrer toda a sujeira e dar conta dessa trabalheira toda, os noivos devem trabalhar juntos, estabelecer estratégias e unir esforços. Coisas que terão que fazer de agora em diante na vida conjunta para fazer a união funcionar. Se a festa do Polterabend ocorrer na véspera do casório, os noivos são autorizados a deixar a festa depois de varrerem tudo para prevenir ressacas e cansaço no grande dia.


Créditos da imagem: aqui.


Nos casamentos modernos, o Polterabend ocorre durante a festa de casamento, para tornar tudo mais prático e manter a tradição. Essa parece ser a brechinha que os alemães encontraram de “soltar a franga” contrariando a fama que tem de casamentos austeros e um tanto quanto frios.

2 comentários:

  1. Morro de vontade de ir nessas coisas bem tradicionais!! Pena que aqui temos poucas tradições, além do lançamento de buque, né?

    ResponderExcluir
  2. Aaaah, muito obrigado, esse artigo me ajudou muito no meu trabalho sobre a Alemanha! :3

    ResponderExcluir