sexta-feira, 30 de abril de 2010

Véu, grinalda, mantilha ou voilette?? Parte I


Véu
Sempre escutamos: “quero casar de véu e grinalda”; vou usar “mantilha” ou “quero voilette”!! Mas qual o significado de cada um? Neste e nos próximos posts vamos conhecer um pouquinho sobre a história e algumas curiosidades de todos!!!
A origem do uso do véu esta na antigüidade quando era usado como parte do vestuário feminino, principalmente pelas mulheres da nobreza, pois sua pele devia ser clara. As camponesas tinham a pele escura curtida pelo sol. A função do véu era proteger os cabelos e a pele do rosto e pescoço contra danos causados pelo sol e pelo vento.
O uso do véu da noiva (História!!):
* Na antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também de outros possíveis admiradores.
* Na Idade Média, o uso do véu entre as mulheres dos povos Anglo-saxões se dava apenas entre as mulheres casadas, e jovens solteiras não podiam usá-lo.
* Hijab (véu), quer dizer, em árabe, 'o que separa duas coisas'. O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.
* O véu dá a noiva uma aura angelical, quase divina, por isso é considerado símbolo da pureza e foi incorporado ao traje da noiva, devendo então ser sempre no tom branco. Simbolizandoa castidade, a pureza, a modéstia e a santidade da mulher cristã.
* Os primeiros véus feitos de tule de seda datam do século dezenove. 
Créditos da imagem: aqui.

3 comentários:

  1. Super esclarecedor! Eu não sabia a diferença, rs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, que legal, obrigada!!
    E Bel, que bom que ajudou, espero os próximos!!!
    Bjooo

    ResponderExcluir